quinta-feira, 6 de junho de 2013

Depoimentos Sobre a Iniciação a Leitura!

Ler é sempre bom, melhor seria ainda se todos tivessem a oportunidade de apreender a fruir de uma boa leitura. Afinal este ato enobrece a alma e aumenta a cultura do ser humano tornando o mais humanizado.

Sendo assim daremos a continuação de algumas experiências passadas por nós com a leitura.

Vejam que interessante o depoimento do Professor Jefferson:

Boa Tarde caros amigos!
Minhas experiências com leitura não foi das melhores... Lembro que na primeira série eu tinha alguma dificuldade de leitura e a Dona Dulce fazia minha mãe tomar minha lição em casa, melhorei bastante, mas eu não gostava muito disso. Passei pela escola sem precisar ler muito, não achei ruim, pois não gostava mesmo eu gostava era de cálculos e matemática isso era o que eu mais gostava. Porém no terceiro ano do ensino médio tive que ler um livro para um trabalho de filosofia e foi muito importante pra mim, pois, o livro em questão era "O mundo de Sofia" um livro quinhentos e poucas páginas que conta a história da filosofia e a história de uma menina de 14 anos se não me engano que viaja em várias questões filosóficas as mesmas vividas por muitos filósofos, com isso aos poucos vi o quanto a leitura é importante na vida de um ser racional, com é prazeroso desfrutar de algo que te instiga que lhe ensina e que contribui para a formação. 

Analisem agora o relato do Professor Filipe Augusto:
É sempre difícil falar de nós mesmos, mais difícil ainda do que isso é ter que registar de forma escrita sobre nós, que tarefa delicada ainda mais para Professores de Matemática, onde muitos não gostam de escrever (já gosto um pouco).
Bom desde criança sempre gostei muito de livros, lembro que às vezes meu pai ficava bravo, pois pegava os livros dele e rabiscava ou deixava jogado.  Lembro que quando maiorzinho onde já estava basicamente alfabetizado fiz minha mãe ir à biblioteca municipal e fazer minha carteirinha pegava livro toda semana, nessa época adorava me divertir com Pedro Bandeira, Monteiro Lobato, entre tantos escritores bons pra a literatura infantil.
Confesso que sempre gostei de livros e de ler, porém não sou muito fã de Graciliano Ramos, pois, no ensino médio fui obrigado a ler “Vidas Secas”  e isso não me agradava. A leitura deve ser prazerosa e não obrigatória.
Dessa forma posso dizer que tive uma infância privilegiada, confesso que hoje em dia leio muito menos do que lia antigamente a atribuo a isso a correria do dia-a-dia e a minha própria falta de organização para me dedicar uma parte para a leitura prazerosa.
Leiam agora a experiência do Professor Gustavo Freitas:
Geralmente os professores da área de exatas não possuem o hábito de ler, talvez seja pelo fato de que os números e cálculos despertam maiores interesse do que a leitura.
Vejo isso como um desafio, pois, no meu caso tenho de ler bastante por conta da construção do meu Trabalho de Conclusão de Curso, durante esta etapa de pesquisa e investigação científica a leitura é fundamental.
Aos poucos vou pegando o hábito de ler e quando terminar o T.C.C vou insistir na leitura. Afinal é de suma importância o professor ler, pois como ele irá cobrar a leitura dos alunos sendo que eles mesmos não têm o hábito de ler.

Após a esta leitura conte-nos sua experiências sobre a leitura nos comentários abaixo.

Abraços e Beijos

Profº Filipe Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário