segunda-feira, 17 de junho de 2013

PLANO DE AULA

Tema: Porcentagem e frações.

Público alvo: 7° ano/6 ª série

Aulas previstas: 8 aulas

Conteúdos:
-Operações básicas da matemática: adição, subtração , multiplicação e divisão.
-Razão e proporção.
-Frações e números decimais
-Tratamento de informação: gráfico de setores

Objetivo geral:
Interpretar e analisar situações-problema que envolvam o cálculo de porcentagem e as frações.
Construir gráficos de setores analisando as informações transmitidas em formas de porcentagem.

Objetivos específicos:
-Compreender a porcentagem como fração de denominador cem.
-Analisar e interpretar um gráfico de setores.
-Reconhecer a equivalência de frações.
-Transformar números decimais em frações e frações em números decimais.
-Analisar e resolver problemas que envolvam porcentagem e frações.

Justificativa
Diante das habilidades que precisam ser construídas nos alunos, será trabalhado os conteúdos que contemple as mesmas.

Estratégias
- Revisão de frações, como se lê e como se escreve as mesmas; resolver com os alunos situações-problema que envolvam frações. Trabalhar de forma contextualizada exercícios  de frações.
-Resolução de exercícios que contemplem a equivalência de frações e a compreensão da porcentagem como sendo um valor qualquer dividido por cem. Inserir o conteúdo em um contexto, por exemplo, suponha que o aluno tenha R$ 250,00  ele vai gastar 20 % de seu dinheiro, quanto de dinheiro ele vai ficar?
 20 % de R$ 250,00 = R$ 50,00, portanto o aluno vai ficar com R$ 200,00.
Agora, suponha que o aluno vá gastar 1/5 de seu dinheiro. Quanto de dinheiro ele vai ficar?
1/5 de R$ 250,00 = R$ 50,00, portanto ele vai ficar com R$ 200,00. Logo podemos fazer uma relação de equivalência para a compreensão do aluno, ou seja, 25 % equivale a 25/100 = 1/5.
A relação de equivalência e a compreensão da porcentagem como uma fração de denominador 100, pode ser explorada.
- Os alunos construirão uma circunferência no caderno com o auxílio de um compasso, em seguida, solicitar que  identifiquem 10%, 25 % dessa circunferência, 50 %, 75 %, 100 %.
A proporcionalidade e a equivalência pode ser contemplada, por exemplo 25% da circunferência equivalente 1/5, ou seja basta eles dividirem a circunferência em 5 partes e pintar uma dessas partes que eles vão obter  25 % da circunferência. 75% = 3/4, portanto os alunos vão dividir a circunferência em 4 partes e pintar 3 dessas partes.
-Os alunos poderão usar a calculadora do celular para aprenderem a realizar cálculos de porcentagem, neste momento explicar para os alunos que quando se vai a uma loja comprar uma roupa, por exemplo, os vendedores dão descontos se o pagamento for à vista e ensiná-los como  os vendedores realizam esse cálculo de desconto em cima do preço da mercadoria.
Os alunos assistirão ao vídeo: “MATEMÁTICA EM TODA PARTE - MATEMÁTICA NAS FINANÇAS”, onde eles poderão associar os conteúdos trabalhados com o cotidiano.
link do vídeo: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2256
Em seguida, eles farão uma produção de texto, onde escreverão a presença dos conteúdos matemáticos trabalhados nesta aula em seu cotidiano, descrevendo em quais situações eles se deprram com porcentagem, frações e proporções.

Recursos metodológicos
Livro didático, textos xerocados, calculadora, celular, TV e vídeo.

Avaliação
Será avaliado a participação dos alunos durante a execução das atividades.
Respostas aos exercícios propostos e desempenho em atividades individuais e em grupos.

Deixem seus comentários e sugestões!

Prof° Gustavo

Um comentário:

  1. Boa tarde Prof. Gustavo,
    Veja os links a seguir que são sobre aulas referente ao conteúdo do plano de aula:
    https://www.youtube.com/watch?v=N2w1E1-5_pk
    https://www.youtube.com/watch?v=88UTuE_6y5Q

    Lógico que há mais videos disponíveis.
    Talvez, utilizando algumas vídeos aulas os alunos possam aproveitar mais as aulas, ou se não, disponibilizá-las no blog e pedir para os alunos assistirem antes da aula, desta forma os alunos vão preparados para a aula.

    Outra opção seria acrescentar apresentações de power point, com animações e cores para chamar e prender a atenção do aluno no conteúdo.

    Abraços

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